• Saudábile

6 motivos porque você não consegue emagrecer rápido e fácil

Emagrecer rápido e fácil é o desejo de muitas pessoas. O problema é que, para chegar lá, é preciso conhecimento, autocontrole, esforço, dedicação, paciência e uma boa dose de amor-próprio. Ou seja, depende do próprio empenho. Endocrinologistas e nutricionistas, por sua vez, ajudam delineando as melhores estratégias para cada paciente — mas não adianta procurar esses especialistas com o intuito de “ser emagrecido”.

Se você está nessa luta, confira alguns motivos que, inevitavelmente, levam ao fracasso no processo de emagrecimento. Caso perceba que está indo pelo caminho errado, corrija a rota quanto antes!


Por que você não consegue emagrecer rápido e fácil?

O que mais atrapalha as pessoas na hora de perder peso é seguir dicas erradas, em vez de procurar um especialista em emagrecimento saudável. Quer ver só? Confira 6 medidas que, aos leigos, podem até parecer boas — mas não passam de estratégias equivocadas!


  1. Fazer dietas “milagrosas”, como a dieta da lua, da sopa, da maçã, da papinha de bebê, entre tantas outras, não leva a uma perda de peso sustentável. Na verdade, deixa a pessoa subnutrida e aumenta o risco de desenvolver transtornos alimentares, entre outras doenças. Sem falar que as restrições calóricas extremas ainda desaceleram o metabolismo.

  2. Não se exercitar, ignorando o fato — mais que comprovado — que fazer atividades físicas regulares (principalmente, a musculação) é tão essencial no processo de emagrecimento quanto manter uma alimentação equilibrada.

  3. Comer de forma errada, trocando refeições principais por lanches, alimentos frescos por ultraprocessados, comida caseira por pratos congelados, assados por frituras, entre outras escolhas que levam não apenas ao ganho de peso, mas ao aparecimento de doenças.

  4. Não conhecer seu próprio metabolismo, o que pode ser feito por meio de alguns exames simples, solicitados pelo endocrinologista. Sabe-se que, para o emagrecimento saudável e duradouro, o metabolismo precisa voltar a funcionar de maneira adequada.

  5. Preocupar-se demais, pois a saúde mental e o estresse também têm efeitos sobre o metabolismo. Por isso, é importante não focar apenas no emagrecimento, mas na melhora no estilo de vida como um todo. Emagrecer é uma consequência.

  6. Fugir da dieta, sem levar o plano de emagrecimento passado pelo médico adiante. Nesses casos, muitas vezes a responsabilidade também é do especialista, que não teve sensibilidade para sugerir um protocolo que se adaptasse à sua rotina e personalidade.

Quais são os riscos com a falta de cuidado no emagrecimento?

A falta de cuidado no emagrecimento leva a problemas como:

  • fome oculta, por carência de vitaminas e sais minerais;

  • queda na imunidade e episódios de adoecimento frequentes;

  • aparência pouco saudável;

  • flacidez e falta de tônus muscular;

  • queda de cabelos acentuada e unhas quebradiças;

  • diminuição da libido;

  • falta de energia, desânimo, fraqueza e tonturas;

  • crises de ansiedade;

  • por fim, o temido efeito “sanfona”, quando o corpo ganha o mesmo (ou mais) peso ao deixar a dieta.

Por outro lado, em um método de emagrecimento seguro o paciente é cuidado de forma integral — inclusive do ponto de vista emocional e psicológico. Esse tipo de abordagem evita problemas acima, comumente enfrentados por quem está tentando perder peso por conta própria.


Existe alguma estratégia saudável para emagrecer rápido e fácil?

Considerando os esforços e o estresse ao qual as pessoas se submetem quando tentam emagrecer por sua conta e risco, pode-se dizer que seguir a orientação de um especialista em emagrecimento é, relativamente, rápido (o que não significa imediato). Porém, tudo depende do comprometimento individual e do quanto se deseja, realmente, mudar de vida.

O jejum intermitente, por exemplo, é uma forma de emagrecimento validada pelos médicos. Mas, para funcionar sem prejuízos à saúde, o tempo para jejuar deve variar de acordo com o objetivo e as características de cada praticante.

Além disso, deve ser sempre associado a uma alimentação balanceada. A parte fácil é que o jejum pode ser feito no horário em que você sentir menos fome, facilitando a adaptação à rotina.

Assim, este artigo buscou conscientizar sobre o processo de emagrecimento saudável, para que você consiga conquistar e manter seu peso ideal com segurança. Como mostrado, emagrecer rápido e fácil é possível, mas nunca por meio de medidas equivocadas, como as listadas aqui. Para chegar lá, busque ajuda especializada e entre nesse processo com a certeza de sair muito melhor!


Para saber mais, baixe, gratuitamente, o e-book Primeiros passos no Jejum Intermitente e confira o método utilizado pela Clínica Saudábile para um emagrecimento rápido. Se quiser ir além, agende uma consulta e conheça os protocolos Summer Body e Summer Slim — que combinam tratamentos médicos aos hábitos alimentares!


7 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

SIGA-NOS NAS REDES

  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se e faça parte da nossa

rede de emagrecimento e longevidade 

Logo Saudabile Branco.png

(65) 3642-2210

(65) 99346-7105

AV. HIST. RUBENS DE MENDONÇA, 2368,

BOSQUE DA SAÚDE, SALA 906, TOP TOWER,

CUIABÁ - MATO GROSSO - 78050-000

Contato

btn-whatsapp.png