- Saudábile
Check-list diário para ter mais energia e disposição
Após uma certa idade, é comum sentir que o corpo já não é mais o mesmo. Mas, para quem sempre foi ativo, o desejo e a necessidade de continuar com as atividades habituais não diminuem com o passar dos anos — muito pelo contrário. Por isso, é importante encontrar maneiras saudáveis de ter mais energia e disposição.
Para ajudar, elaboramos um check-list com atitudes que atuam nesse sentido. Continue a leitura e entenda por que combinar hábitos diários a tratamentos personalizados pode trazer seu pique de volta!
Quais são as causas relacionadas à sensação de fadiga constante?
Excluindo a hipótese de doenças crônicas (diabetes, obesidade, hipertensão, etc), tanto fatores externos como internos podem prejudicar os níveis de energia do organismo. Entre eles, deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais (declínio androgênico) e intoxicações (por tóxicos ambientais e/ou alimentares). Alguns dos principais responsáveis pela indisposição são:
deficiências nutricionais;
desequilíbrios hormonais (declínio androgênico);
intoxicações (por tóxicos ambientais e/ou alimentares).
Essa falta de ânimo reflete no dia a dia sob a forma de:
recusa a convites (seja para o lazer ou para encarar novos projetos de trabalho);
picos de estresse e alterações de humor, com tendência à depressão;
diminuição da força e da massa muscular e aumento da gordura, principalmente, abdominal;
redução da performance sexual, menor libido e disfunção erétil, entre outros problemas.
Para identificar as causas do cansaço excessivo e propor as medidas cabíveis, o médico responsável solicita uma série de exames. A boa notícia é que, após seguir o tratamento individualizado, o paciente sente:
melhoria do humor e produtividade;
recuperação da força e massa muscular;
eliminação da gordura abdominal;
reforço na capacidade imunológica;
melhoria na performance sexual, entre outros pontos positivos.
Quais hábitos ajudam a ter mais energia e disposição?
É possível minimizar a fadiga e a indisposição por meio da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Para isso, confira o check-list abaixo e veja se não está deixando nenhum ponto de lado:
ingerir todos os nutrientes necessários, seja por meio da alimentação ou da suplementação;
dormir bem, criando uma rotina de sono adequada, ou buscar tratamento para problemas como insônia e síndrome da apneia obstrutiva (os distúrbios do sono considerados mais comuns);
praticar atividades físicas regularmente, mas dando o devido intervalo para os grupos musculares descansarem entre os treinos;
manter uma vida social ativa, cultivar bons relacionamentos familiares e ter um hobby;
parar de fumar e, se ingerir álcool, que seja apenas socialmente e com moderação.
Quais tratamentos contribuem para recuperar a vitalidade?
Investir na preservação e melhora da saúde é uma necessidade que aumenta com o passar dos anos. Com isso, ganha-se em bem-estar físico, mental e social.
Entre os tratamentos que contribuem para ter mais energia e disposição, destacam-se:
soroterapia, técnica endovenosa para administração de ativos (como vitaminas, minerais e aminoácidos), cujo o aproveitamento é melhor que na administração oral, com o objetivo de diminuir o cansaço, aumentar a imunidade e promover o bem-estar;
reposição hormonal com Terapia T (testosterona) em pacientes diagnosticados com Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), um problema que atinge de 10 a 15% dos homens com mais de 50 anos;
consumo de vitaminas (B12, C e D), fitoquímicos e minerais, que beneficiam os sistemas digestivo, imunitário e a modulação de processos inflamatórios e degenerativos;
enema de café, procedimento para a limpeza intestinal que auxilia na eliminação de toxinas acumuladas no organismo, além de problemas de constipação;
reabilitação intestinal, processo realizado por meio de uma dieta que contribua para a melhora da flora intestinal, uma vez que o intestino é o responsável por absorver os nutrientes e, ao mesmo tempo, barrar a entrada de componentes tóxicos no organismo.
Por fim, é preciso saber que tanto os hábitos quanto os tratamentos mencionados servem para repor a energia em indivíduos saudáveis, nos quais a falta de energia é decorrente da idade. Naqueles com alguma comorbidade (há diversas doenças que também roubam a disposição), a abordagem precisa ser diferente.
Assim, a primeira providência para ter mais energia e disposição é procurar um especialista e, a partir da avaliação aprofundada e do diagnóstico preciso, seguir as orientações personalizadas. Muitas vezes, os cuidados são multidisciplinares, reunindo especialistas de várias áreas com o intuito de cuidar do paciente como um todo para, enfim, devolver sua qualidade de vida!
Caso queira esclarecer alguma dúvida sobre a vitalidade, envie-a por e-mail ou pelo Facebook e Instagram da Clínica Saudábile. Estamos, inteiramente, à disposição!