• Saudábile

#DicaSaudabile o que saber para manter uma rotina saudável em casa

É impossível negar as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. O isolamento transformou os lares, antes local de descanso, em um ambiente com várias funções. Nesse contexto, o aumento do estresse é natural.


Afinal, além do convívio familiar intenso, muitas pessoas estão lidando com a insegurança econômica. Já as que conseguem trabalhar, precisam conciliar o home office com as tarefas domésticas e as demandas dos filhos. Isso sem falar na preocupação com a doença em si, principalmente para quem está ou tem entes nos grupos de risco.


De fato, são coisas demais para processar! Para ajudar, trouxemos dicas de como manter uma rotina saudável em casa. Confira o artigo e descubra como atravessar essa fase com saúde e equilíbrio!


Rotina saudável em casa como colocar em prática?

Além dos cuidados para o contingenciamento da Covid-19, precisamos lembrar que os cuidados com a saúde não podem parar. Pelo contrário, mais do que nunca estamos vendo a importância que uma rotina saudável tem para manter a sanidade de corpo e mente.

Tomados esses cuidados, o primeiro passo é criar uma rotina parecida com o dia a dia da família. Para isso, é importante:

  • respeitar os horários das refeições;

  • reservar períodos para o trabalho e/ou estudo;

  • cuidar das tarefas domésticas;

  • ter hora para dormir e acordar, bem como tirar o pijama;

  • se manter bem informado, por meio de fontes confiáveis;

  • se atualizar sobre o tema uma ou, no máximo, duas vezes ao dia;

  • limitar o uso de dispositivos eletrônicos a algumas horas;

  • fazer exercícios físicos com regularidade e

  • ter momentos de lazer em família, mas reservar outros para relaxar sozinho.

Isolamento social: como torná-lo uma experiência saudável?

O isolamento social não precisa ser traumático. Veja como encarar essa fase de forma positiva, sem abrir mão dos cuidados nem das obrigações!


Alimentação

Cozinhar é uma das melhores maneiras de se alimentar de forma saudável. Para isso, abasteça a dispensa com ingredientes frescos e produtos alimentícios saudáveis, evitando os ultraprocessados.


Você também pode preparar sucos que aumentam a imunidade. Por exemplo, bata no liquidificador e tome sem coar:

  • 1 verdura (couve, espinafre, agrião, salsinha ou alho-poró);

  • 1 especiaria (gengibre, hortelã, cúrcuma, canela ou pimenta);

  • 1 líquido-base (água, água de coco, chá-verde, chá de canela ou chá de hibisco);

  • suco de 1 limão;

  • 1 fruta (laranja, kiwi, morango, mirtilo, melancia, maracujá, abacaxi, mamão, uva, banana, pera ou maçã).

Atividades físicas

A OMS recomenda fazer, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Durante o confinamento, é possível seguir aulas de ginástica online, fazer sessões de relaxamento ou meditar em família.


Saúde mental

Os chás atuam no controle da ansiedade. O ideal é tomá-los mornos, duas vezes ao dia. Escolha entre camomila, flor-de-maracujá, alfazema, valeriana ou mulungu.


Fazer videochamadas para conversar com amigos e parentes também é importante. Já em relação aos idosos, ouça-os com carinho e atenção e procure formas de entretê-los ao longo dos dias.


Lazer

Quem tem filhos pode fazer as brincadeiras que eles mais gostam, dando preferência àquelas que os colocam em movimento. Já durante o lazer sedentário, aproveite jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e sessões de leitura em família. Quanto mais as atividades forem cognitivamente estimulantes, melhor.


Acompanhe mais dicas práticas de saúde em casa, em nosso Instagram.

Receba recomendações individualizadas

Além de seguir as orientações das organizações de saúde, há pessoas que não abrem mão de cuidados complementares e personalizados. Pensando nelas, a Clínica Saudábile retomou as consultas de acompanhamento médico e nutricional, em modalidade presencial ou teleconsulta (consulta online, autorizada em caráter emergencial pelo Conselho Federal de Medicina/CFM).


Para proporcionar um ambiente saudável e seguro para pacientes e colaboradores, estão sendo promovidas medidas preventivas regulamentes. Os principais cuidados são:


  • assepsia constante dos consultórios;

  • disponibilização de máscaras e álcool em gel e

  • espaçamento entre os horários das consultas.


Pacientes com sintomas de gripe ou que pertencerem a algum grupo de risco, por exemplo, devem optar pela consulta online. Já aqueles que não apresentam sintomas, nem se encaixam nesses grupos, podem fazer suas consultas presencialmente — tomando as devidas precauções.


Assim, todos receberão recomendações individualizadas, elaboradas pela equipe de especialistas da clínica. O importante, independentemente da forma como você e sua família têm lidado com essa fase, é construir uma rotina saudável em casa. O mundo não acabará por causa da Covid-19, mas cabe a nós protegermos uns aos outros.


Se você gostou deste artigo, que tal aproveitar os dias de confinamento para adquirir o livro 5 hábitos saudáveis para adicionar na sua rotina?


Escrito pelas especialistas da Clínica Saudábile, Dra. Renata Gabrielly e a nutri Isabel Ferreira, o e-book traz dicas práticas para você construir uma rotina saudável durante a quarentena.


3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

SIGA-NOS NAS REDES

  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se e faça parte da nossa

rede de emagrecimento e longevidade 

Logo Saudabile Branco.png

(65) 3642-2210

(65) 99346-7105

AV. HIST. RUBENS DE MENDONÇA, 2368,

BOSQUE DA SAÚDE, SALA 906, TOP TOWER,

CUIABÁ - MATO GROSSO - 78050-000

Contato

btn-whatsapp.png