• Saudábile

Entenda como o seu intestino protege todo o seu corpo

A busca por informações sobre a imunidade tiveram um aumento sem precedentes nos últimos meses. Também pudera! Tudo o que puder nos fortalecer no combate à Covid-19 é bem-vindo!


Costumo perguntar aos meus pacientes: como está o funcionamento do seu intestino? E como anda a sua imunidade? Apesar de distintas, as perguntas têm uma grande ligação. Afinal, esse órgão tem capacidade de nos proteger de uma série de doenças — desde que funcione bem!


Sendo assim, cuidar da saúde intestinal é essencial para melhorar o sistema imune. Em tempos de coronavírus, trata-se de um tema que não pode ser ignorado, concorda?


Papel do intestino na melhora da imunidade

Nosso intestino reúne dois fatores importantes: a microbiota e o tecido de absorção. A microbiota se relaciona à digestão, produção de nutrientes e desintoxicação, além de nos proteger contra a ação de patógenos e atuar na regulação do sistema imunológico.


Já o tecido responsável pela resposta imune no intestino é chamado de GALT (do inglês gut-associated lymphoid tissue). Na prática, o GALT atua como uma espécie de sensor microbiano para a resposta da entrada bacteriana.


Assim, o intestino pode regular, não apenas, a imunidade local, mas também de maneira sistêmica. Isso porque, possuímos duas respostas no nosso sistema imune: a inata e a adaptativa.


Na resposta inata, o intestino tem capacidade de proteger o corpo contra uma infecção apenas mantendo a tolerância imunológica da sua microbiota normal. Já a resposta adaptativa funciona diferente.


Para compreender, é preciso saber que o tecido intestinal é composto por células T reguladoras, as quais são essenciais para o sistema imunológico. Essas células, por sua vez, têm diversos subtipos.


Quando o intestino funciona bem, conseguimos estimular essa variedade — o que é imprescindível na resposta imune às infecções. Acontece que a microbiota intestinal desempenha um papel importante no desenvolvimento dessas células, tanto dentro, como fora, do intestino!


Por isso, se tivermos a mudança de um desses fatores, nossa resposta imune pode ser prejudicada. Para saber, basta observar alguns sintomas. Geralmente, pacientes com disbiose (alteração da microbiota intestinal) têm:

  • náuseas;

  • gases e arrotos;

  • queda de cabelo;

  • unhas fracas;

  • distensão abdominal;

  • períodos alternados de diarreia e prisão de ventre;

  • fezes malformadas;

  • candidíase de repetição;

  • dores de cabeça;

  • e um cansaço que não cessa.

A boa notícia é que a disbiose está 100% ligada à qualidade da alimentação. Assim, existem protocolos alimentares e tratamentos medicamentosos desenvolvidos, especialmente, para atuar diretamente nesse quadro!


Os cuidados não podem parar

Como a saúde não espera, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou, desde março, o uso da telemedicina, modalidade de atendimento médico online. As adaptações na Clínica Saudábile foram feitas para privilegiar aqueles que não podem sair de casa ou não moram em Cuiabá, mas prezam por um atendimento de qualidade. A expectativa é atender pacientes interessados em tratamentos inovadores com foco para a longevidade saudável e aumento da imunidade.


Enquanto isso, para os atendimentos realizados presencialmente, tomamos uma série de medidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Além da assepsia redobrada e do uso de máscara por toda a equipe, espaçamos os atendimentos, de modo a evitar aglomerações na recepção. Também disponibilizamos material de biossegurança e, ainda, verificamos se não têm sintomas, antes de iniciarmos os atendimentos.


Dra. Renata Gabrielly e Clínica Saudábile

Dra. Renata Gabrielly é médica especialista em longevidade e emagrecimento saudável e diretora técnica da Clínica Saudábile, em Cuiabá, MT. A Clínica oferece tratamentos individualizados e multidisciplinares, realizados por profissionais de diferentes áreas da saúde (como endocrinologia, nutrição, dermatologia e psicologia) dedicados aos cuidados integrais aos pacientes. Dessa forma, além da maior eficácia nos protocolos de tratamentos, estimulam-se verdadeiras mudanças nos estilos de vida — inclusive, entre os mais velhos!


A Dra. Renata Gabrielly está disponível para entrevistas sobre bem-estar, envelhecimento saudável e cuidados integrais com a saúde. Este conteúdo pode ser reproduzido na íntegra desde que citada a fonte.


2 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

SIGA-NOS NAS REDES

  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se e faça parte da nossa

rede de emagrecimento e longevidade 

Logo Saudabile Branco.png

(65) 3642-2210

(65) 99346-7105

AV. HIST. RUBENS DE MENDONÇA, 2368,

BOSQUE DA SAÚDE, SALA 906, TOP TOWER,

CUIABÁ - MATO GROSSO - 78050-000

Contato

btn-whatsapp.png