• Saudábile

Intestino saudável é essencial para sua imunidade

Pode parecer exagero, mas acredite: ter um intestino saudável é essencial para o corpo funcionar plenamente. Afinal, a capacidade de absorver nutrientes está ligada aos tipos de micro-organismos que habitam na microbiota intestinal. Essa população microscópica, constituída, predominantemente, por bactérias, tem o poder de potencializar sua imunidade. Uma responsabilidade e tanto, ainda mais em meio a uma pandemia, concorda?

Neste artigo, mostramos a importância de cuidar da saúde intestinal, bem como os riscos de negligenciá-la. Continue a leitura e descubra por que melhorar seu trato intestinal pode afastar distúrbios e doenças!


Intestino saudável e imunidade: qual é a relação?

A mucosa intestinal concentra a maior quantidade de células imunes presentes no organismo. Por isso, mais do que participar do processo digestivo, o intestino também exerce importantes funções imunológicas.

Considerando as vilosidades e microvilosidades (dobras do intestino), sua superfície de contato tem, nada menos, do que 300 m². Toda essa área é banhada por uma camada de muco, que contém tanto componentes dietéticos (derivados da alimentação) como da própria microbiota.

A microbiota, por sua vez, é composta por bactérias do “bem”, as quais melhoram a absorção dos nutrientes. Ao mesmo tempo, elas impedem o ataque de agentes infecciosos (como bactérias patogênicas, parasitas e vírus) causadores de distúrbios e doenças.


O que influencia a composição da microbiota?

Cada pessoa tem uma microbiota única. Ao longo da vida, uma série de fatores interfere na sua composição. Entre eles, os hábitos alimentares são os que têm maior influência.

Pessoas cuja dieta se baseia em alimentos processados e ultraprocessados têm propensão a sofrerem alterações na flora intestinal. Esse tipo de desequilíbrio, chamado disbiose, provoca reações desreguladas, que estão relacionadas a diferentes problemas. Por exemplo:

  • alergias;

  • doenças autoimunes e inflamatórias;

  • distúrbios neurológicos, como o autismo;

  • obesidade, entre outros.

A boa notícia é que a disbiose pode ser restaurada. Para tanto, é preciso recuperar o equilíbrio das funções imunológicas do intestino. Quando funciona em equilíbrio, dizemos que a homeostase do intestino foi alcançada, ou seja, há a estabilidade de fatores como nutrição, temperatura, pH e salinidade ideais para a realização de todas as suas funções.

Mas, para isso, é preciso promover as melhores condições possíveis para a sua microbiota contribuir no combate às doenças.


Como cuidar do funcionamento do intestino?

Para ter um intestino saudável, invista na qualidade da alimentação diariamente, seja em casa ou na rua. Para isso:

  • hidrate-se bem, tomando bastante água e água de coco;

  • coma aveia, chia, linhaça e outros grãos ricos em fibras;

  • coma vegetais verdes escuros, como rúcula, salsa, couve, etc;

  • coma frutas, como laranja, mamão e ameixa, regularmente;

  • consuma prebióticos, como iogurte integral, kombuchá e kefir;

  • inclua condimentos funcionais na sua dieta, como gengibre, cúrcuma e hortelã.

Mas atenção: por mais saudável que sejam, nada de consumir esses alimentos em excesso. É o equilíbrio — e não o exagero — que trará benefícios ao intestino. Inclua-os, aos poucos, na sua dieta. Em alguns dias, a melhora será notável!

Em alguns casos, quando o desequilíbrio da microbiota está relacionado a outras patologias ou ao avanço da idade, apenas os cuidados com a alimentação não são suficientes. Nesta situação, é recomendada a promoção de uma reabilitação intestinal.


Como promover a reabilitação intestinal?

A reabilitação intestinal é um protocolo adotado, principalmente, em casos de pacientes sintomáticos, como aqueles com baixa imunidade, constipação, enxaqueca e compulsão alimentar. Mas pacientes assintomáticos, apenas com carência de vitaminas, também podem realizá-lo.

Em ambas as situações, é preciso que um médico avalie os hábitos do dia a dia, para saber quais estão, possivelmente, ligados à disbiose. Também é necessário realizar exames clínicos, que revelem deficiências nutricionais.

A partir daí, os especialistas traçam uma estratégia personalizada para restaurar a microbiota de cada paciente. Tratam-se de terapêuticas baseadas na modulação intestinal, essenciais para a prevenção de doenças.


Quais são os riscos da falta de atenção para com o intestino?

A falta de cuidado com a saúde do intestino prejudica a imunidade. A ingesta elevada de alimentos inflamatórios (como açúcar refinado, farinha branca, embutidos, frituras e bebidas alcoólicas, entre outros), por exemplo, atrapalha o metabolismo ao nível celular, impedindo o aproveitamento dos nutrientes.

Ao mesmo tempo, quando a microbiota se encontra debilitada, a produção de hormônios ligados ao aumento ou diminuição da fome é afetada. Além disso, há outros problemas associados, tais como episódios frequentes de constipação e/ou enxaqueca.

Neste artigo, mostramos porque manter o intestino saudável é essencial para a melhora da imunidade, tanto em relação à suscetibilidade quanto à progressão de doenças. Mas as vantagens desse cuidado não param por aí! Ele interfere na saúde física e mental, relacionando-se, diretamente, com o controle de peso e, até mesmo, com a melhora do humor.


Agora que você conhece a importância de manter a microbiota intestinal saudável, que tal aprender hábitos, na prática, que vão favorecer a saúde do seu intestino?


Adquira o e-book 5 hábitos saudáveis para adicionar na sua rotina, escrito pela Dra. Renata Gabrielly e a nutricionista Isabel Ferreira. Neste e-book, as especialistas da Clínica Saudábile apresentam dicas práticas para você se organizar desde sua lista de compras no mercado até como criar uma rotina diária que dá mais disposição para o seu corpo!

42 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

SIGA-NOS NAS REDES

  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se e faça parte da nossa

rede de emagrecimento e longevidade 

Logo Saudabile Branco.png

(65) 3642-2210

(65) 99346-7105

AV. HIST. RUBENS DE MENDONÇA, 2368,

BOSQUE DA SAÚDE, SALA 906, TOP TOWER,

CUIABÁ - MATO GROSSO - 78050-000

Contato

btn-whatsapp.png