• Saudábile

Medicina integrativa avança no tratamento para longevidade saudável

Envelhecer bem é uma benção! Uma longevidade saudável permite continuar com os projetos de vida com a energia necessária para aproveitá-los. Mas para ter mais energia e disposição, é preciso afastar ou, ao menos, minimizar as limitações que o avanço da idade impõe à maioria das pessoas. Nessa hora, a medicina integrativa tem um papel essencial.


Para entender como se dá essa relação, conheça os principais fatores envolvidos no envelhecimento e como podem ser tratados. Você verá que melhorar sua qualidade de vida é mais fácil do que imagina!


Quais são os pilares da medicina integrativa?

A medicina integrativa vê o paciente como um todo, não apenas sintomas ou doenças, mas suas causas, hábitos e relações. Essa é a abordagem promovida pelas especialistas na Clínica Saudábile e que está baseada nos pilares descritos a seguir.


1. Abordagem ortomolecular

A abordagem ortomolecular corrige a concentração moléculas importantes para a manutenção das funções orgânicas. Isso se dá, principalmente, por meio da alimentação, suplementação de vitaminas e, se preciso, do uso de hormônios. Dessa forma, aprimora os sistemas do organismo e previne “falhas”, como o aparecimento de doenças.


2. Fisiologia hormonal

Conhecer a fisiologia hormonal permite modular o envelhecimento saudável, combatendo doenças e adiando fatores ligados ao declínio físico. A liberação hormonal adequada assegura a funcionalidade do organismo, relacionando-se com a composição corpórea, capacidade cognitiva e emoções.


3. Condicionamento físico

Um bom condicionamento físico melhora o potencial de ganho de massa magra e perda de gordura. Por isso, a qualidade dos treinos é muito importante. Vale destacar, ainda, que o reequilíbrio da fisiologia hormonal pode ser feito sem a aplicação de hormônios, por meio da prática de exercícios físicos e da alimentação.


4. Nutrição

Os hábitos alimentares são fundamentais nos processos metabólicos. Por isso, a nutrição deve considerar fatores como índice glicêmico, alérgenos, alcalinidade, acidez, marcadores de inflamação, oxidantes, disbiose, resistência insulínica, entre outras características. Uma dieta antienvelhecimento combina fontes de nutrientes que privilegiam os sistemas metabólicos, circulatórios, imunológico, entre outros.


5. Equilíbrio mente-corpo-espírito

Diferentemente das abordagens impessoais, a medicina integrativa acredita que a saúde depende do equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Essa abordagem holística vai além do físico e incorpora diversas dimensões da vida (emoções, sentimentos, hábitos, relacionamentos, meio ambiente etc) para favorecer o envelhecimento saudável.


De que forma esses pilares se relacionam com o envelhecimento?

A interdependência entre os 5 pilares faz com que o processo de envelhecimento não se dê por satisfeito em receber, de forma passiva, cuidados com doenças e com o declínio físico. A longevidade é entendida como um projeto permanente de si, no qual as condições físicas e mentais dependem da postura individual no dia a dia.

Para a medicina integrativa, a individualização do processo terapêutico é tão importante quanto a conscientização acerca da importância da autonomia na condução da própria saúde. Como consequência, tem-se uma vida longa e saudável, na qual é possível dar continuidade aos projetos pessoais e profissionais.


Quais são os benefícios da medicina integrativa para uma longevidade saudável?

A medicina integrativa e as terapias complementares reduzem o impacto dos fatores envolvidos no envelhecimento. Na Clínica Saudábile, há diversos protocolos relacionados à promoção da longevidade saudável:

  • a alimentação é melhorada com a prática ortomolecular, assim como a oxidação, decorrente da ação dos radicais livres;

  • a intoxicação (por substâncias comuns, presentes no cotidiano) é aliviada com programas detox;

  • o sedentarismo é combatido com um blend que melhora as células produtoras de energia e vitalidade;

  • já contra os estressores, há medidas para combater os distúrbios de ansiedade, compulsão, agitação e alterações do humor.

Assim, esses e outros fatores podem ser melhorados por meio de terapias denominadas Health Drips. São protocolos para repor vitaminas, aminoácidos e a hidratação por via endovenosa, conforme a necessidade individual.


Para concluir, a medicina integrativa, ao traçar um diagnóstico personalizado para cada paciente, estimula a percepção do envelhecimento como o ato de se cuidar. Em vez de a pessoa aceitar as limitações esperadas com o avanço da idade, ela não só pode, como deve, buscar uma longevidade saudável, por meio de algumas intervenções nos hábitos de vida.


Sua percepção sobre os processos de adoecimento e saúde foram atualizadas? Esperamos que sim! Para saber mais sobre como a medicina integrativa pode contribuir com a longevidade saudável, agende uma consulta com a Dra. Renata Gabrielly, pelo WhatsApp!


Se você mora em Cuiabá, pode realizar sua consulta presencialmente. Mas pode, também, realizar sua consulta em qualquer parte do mundo! Enquanto dura o surto de covid-19, estamos realizando consultas online - o agendamento e informações, também, via WhatsApp.


31 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

SIGA-NOS NAS REDES

  • Facebook
  • Instagram

Cadastre-se e faça parte da nossa

rede de emagrecimento e longevidade 

Logo Saudabile Branco.png

(65) 3642-2210

(65) 99346-7105

AV. HIST. RUBENS DE MENDONÇA, 2368,

BOSQUE DA SAÚDE, SALA 906, TOP TOWER,

CUIABÁ - MATO GROSSO - 78050-000

Contato

btn-whatsapp.png